OPINIÃO

Bruno Lara é jornalista da UnBTV, pesquisador de pós-doutorado em Ciência da Informação pela UnB e editor do blog Dissertação Sobre Divulgação Científica.

Bruno Lara

A UnBTV completa 15 anos no próximo dia 21 de novembro, mas a história da emissora remonta há, pelo menos, 35 anos. A UnBTV surgiu do Centro de Produção Cultural e Educativa (CPCE), criado em 29 de abril de 1986 em Ato do então reitor Cristovam Buarque, após uma resolução favorável do Conselho Diretor da Universidade de Brasília (UnB).

O CPCE é fruto de uma parceria entre a UnB e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que investiu cerca de 1,3 milhão de dólares. O valor foi destinado, principalmente, ao projeto Macuco (Mapeamento Cultural do Centro-Oeste), que tinha entre os autores os professores Geraldo Moraes (Faculdade de Comunicação) e Elício Pontes (Faculdade de Educação).

Através do projeto, eram produzidos vídeos sobre o meio cultural da região e eram feitas importantes pesquisas nesse campo. À época, o BID tinha a proposta de fomentar a cultura regional. O professor Murilo César Ramos (Faculdade de Comunicação) foi o primeiro diretor do CPCE, então divido entre Coordenação Cultural (Geraldo Moraes) e Coordenação de Educação (Elício Pontes). A ideia era criar um centro de produção audiovisual que atendesse à Universidade como um todo, não somente laboratórios de ensino de graduação. Daí a ideia de vincular o Centro diretamente à Reitoria.

Mas, a história do Centro é marcada por trajetórias de altos e baixos. Com dificuldades de recursos e de estrutura administrativa e produtiva, em meados dos anos 1990, o então reitor Cláudio Todorov transferiu a gestão do CPCE para a Faculdade de Comunicação, o que reduzia a dimensão do Centro de Custo.

Mas, como a história e a vida têm as suas peripécias, logo em seguida, o CPCE firmou uma parceria, através do antigo Cespe, com a Câmara Legislativa do Distrito Federal para operar a TV Legislativa. À época, 1998, o diretor do Centro era novamente o professor Murilo César Ramos, que conseguiu, a partir de então, estruturar uma equipe mais sólida de produção e administração. Foi dessa parceria que nasceu o estúdio da UnBTV, onde – até o início da pandemia do novo coronavírus – eram filmadas entrevistas, depoimentos e outras produções. A parceria entre o CPCE e a CLDF foi reeditada entre 2004 e 2006.

Embora operasse e promovesse os conteúdos de uma TV, o CPCE ainda não havia concretizado uma proposta dos anos 1980, que era se tornar uma emissora de televisão. O próprio professor Cristovam Buarque já declarou ter tentado implementar a TV universitária da UnB. Isso foi possível em novembro de 2006, quando o então diretor, Armando Bulcão, criou a UnBTV, sendo transmitida pela NET no Distrito Federal. De fato, foi um imenso e plausível avanço, mas ainda aquém de um modelo mais democrático de divulgação da educação, cultura, ciência e tecnologia em TV aberta, capaz de alcançar um público bem mais amplo e diversificado.

Clique aqui para ler o texto na íntegra.

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.