OPINIÃO

Ricardo Borges Oliveira é jornalista da UnBTV e doutor em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (PPGCom/FAC/UnB).

Ricardo Borges Oliveira

A jovem UnBTV completa 16 anos sendo destaque entre as TVs universitárias brasileiras, com uma presença marcante nas mídias sociais. A emissora tem se valido do ambiente digital para cumprir a sua missão de divulgar o conhecimento produzido pela academia, indo além da publicação de conteúdos nas plataformas. Com criatividade e profissionalismo, o canal consegue estabelecer um diálogo com o público por meio das novas mídias.

Isso fica evidente ao se analisar as estatísticas da UnBTV nas principais plataformas. São 68,3 mil inscritos e mais de dez mil vídeos publicados no canal do YouTube, ativo desde 2007, com conteúdos que superam 300 mil visualizações e a realização periódica de transmissões ao vivo de eventos da UnB, abertas à participação da audiência e com a moderação da emissora. Já no Instagram, em que atua desde 2016, são 22,8 mil inscritos e mais de mil publicações, com postagens que atingem 400 mil visualizações. Em ambas as mídias sociais, vários posts mobilizam a participação e a interação dos usuários, com centenas de comentários fixos.

A tese de doutoramento deste pesquisador, no âmbito do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação (PPGCom/FAC/UnB) e defendida em agosto deste ano, corrobora esse desempenho eficiente nas mídias sociais pela UnBTV. A pesquisa analisou a atuação das TVUs brasileiras no YouTube, no Facebook e no Instagram durante a pandemia de Covid-19 (setembro de 2020): características gerais, conteúdos publicados, interações e gestão das mídias1. Em relação à UnBTV, foi possível observar que a emissora opera de forma tática nas novas mídias, compreendendo-as como Espaço de Relacionamento, buscando estabelecer um diálogo autêntico com a audiência e, assim, superar a perspectiva vertical e unilateral de comunicação.

Também se verificou que as postagens da UnBTV no período investigado foram voltadas, de forma predominante, para assuntos do tipo Divulgação Científica/Vida Acadêmica, com muita informação em variados formatos audiovisuais (incluindo dicas de combate à Covid-19). Além disso, observou-se que os comentários do público foram dos tipos Interacionais, entre os usuários e destes com a emissora, e Elogiosos, parabenizando o canal. Isso demonstra que a UnBTV tem divulgado o conhecimento produzido pela universidade e conseguido interagir com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Para tanto, conta com uma equipe formada principalmente por servidores e estudantes estagiários dos cursos de Comunicação Social.

Embora a supracitada pesquisa de Doutorado e a prática cotidiana na emissora evidenciem que ainda há aspectos a melhorar no uso das mídias sociais, é um fato a se comemorar que a UnBTV, superando diversas dificuldades ao longo de sua trajetória, venha se destacando no ambiente online, marcado por incertezas, desafios e oportunidades. Longa vida à UnBTV!

1 Os resultados podem ser consultados na página www.mapatvu.org.br, produzida com o financiamento da Universidade de Brasília (Edital DPI/UnB N° 04/2019) e o apoio da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU).

ATENÇÃO – O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor, expressa sua opinião sobre assuntos atuais e não representa a visão da Universidade de Brasília. As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seu conteúdo.