Quem somos

logoO Centro de Produção Cultural e Educativa (CPCE) foi criado em 1986 com o objetivo de promover a educação e a cultura através de multimeios. Desta forma, buscava-se um centro de referência para a produção audiovisual no Centro-Oeste. O CPCE responde à expectativa depositada em torno da sua criação, desenvolvendo inúmeras co-produções, apoiando iniciativas diversas no campo da educação, da cultura e da arte.

O Centro está diretamente ligado à estrutura da Reitoria da UnB como unidade captadora de recursos, produzindo vídeos e programas de TV, desenvolvendo e executando projetos e pesquisas na área do audiovisual.

Paralelamente, funciona como um grande laboratório para alunos e professores das mais diversas áreas de conhecimento da UnB, desde aquelas ligadas diretamente com a produção audiovisual até as mais distantes, mas que porventura apresentem alguma demanda no campo do audiovisual, notadamente vídeo, TV e cinema.

Como realizações importantes do CPCE na área de TV, citamos a co-produção da série Estação Ciência, programa semanal de divulgação científica veiculado nacionalmente pela antiga TV Manchete e pela Rede Brasil, liderada pela TVE-RJ, e o programa Paidéia, veiculado por todas as redes de TV´s educativas (Rede Brasil, Radiobrás e TV Cultura). Entre 1992 e 1993, produzimos o programa TV UnB, veiculado, semanalmente, em Brasília, pela TV Nacional/Radiobrás. O CPCE produziu, ainda, os programas Documentário UnB (1997/1998) e Humanidades (1999/2000) veiculados pela TV Brasília e a série Matemática (2002) para a TV Escola.

No âmbito do Legislativo, tivemos nossa primeira experiência com o Senado Federal, entre 1992 e 1993, contratados para documentar os seus trabalhos, uma atividade embrionária do que viria a ser a futura TV Senado. Em 1998, fomos convidados para implementar o canal a cabo TV Câmara Legislativa do Distrito Federal e assumir a responsabilidade pela sua operação e produção. Foi uma experiência profundamente gratificante e coroada de êxito. Entre 2004 e 2006 voltamos à Câmara Legislativa para desenvolver o novo projeto TV Distrital como responsáveis pela operação, produção, transmissão e desenvolvimento do canal, que está sendo transmitido via cabo pelo canal 9 da operadora NET.

Desde de 2006 passamos a operar a UnBTV no Canal Universitário de Brasília, transmitido pela operadora NET no canal 15.