UnBTV transmite série de vídeos sobre a China

TVs universitárias que fazem parte da ABTU poderão veicular série que retrata a diversidade das tradições locais. Iniciativa é resultado de parceria entre a CRI e a UnBTV

Para lembrar os 40 anos de amizade entre Brasil e China, celebrados em 2014, a China Rádio Internacional (CRI) produziu a série "Olá, China", que reúne cem vídeos sobre a história do país oriental.

Parceria firmada entre a UnBTV e a CRI vai permitir que as TVs universitárias integrantes da ABTU transmitam a série. Invenções, músicas, costumes, gastronomia, artesanato e dança estão entre os temas focados. Cada vídeo tem duração de 3 minutos e narração em português.

Com um vasto território, um passado historicamente rico e uma população de 1,3 bilhão de habitantes, a China possui uma importante diversidade cultural. Tradição e modernidade andam de mãos dadas no gigante asiático, que ainda atrai olhares do mundo todo pela economia pujante.

Acordo - A parceria com a CRI é resultado de uma visita à China realizada por comitiva composta pela diretora da UnB TV, Neuza Meller, e mais sete jornalistas, entre eles o professor do Instituto de Relações Internacionais da UnB (Irel/UnB) e apresentador do programa Vozes Diplomáticas/UnBTV, Argemiro Procópio Filho. A equipe esteve em várias cidades do território chinês e teve a oportunidade de conhecer a China Rádio Internacional e, especificamente, o Departamento de Língua Portuguesa, onde os vídeos foram produzidos.

De volta ao Brasil, a diretora da UnBTV trouxe uma coleção com cinco DVDs, ofertados pela CRI como lembrança da visita. Foi então que surgiu a ideia de firmar uma parceria que possibilitasse a veiculação da série para todo o Brasil, por meio da Rede Ritu/ABTU. Foram seis meses de negociação até a assinatura do acordo.