UnBTV exibe documentários sobre as expressões culturais dos ciganos

Até janeiro de 2015, a UnBTV exibirá documentários que tratam da realidade de vida de um povo marcado historicamente pelo preconceito, racismo e discriminação em qualquer lugar no mundo.

Ciganos: Minha pátria é onde estão os meus pés
Reportagem: Oussama El Ghaouri
Imagem: André Rodrigo Pacheco
Produção: Débora Brito
TV Brasil - programa Caminhos da Reportagem, exibição em 7 de Agosto de 2014.

O documentário realizado pela TV Brasil, exibido no Programa Caminhos da Reportagem, em meados do mês de Agosto de 2014, revela a realidade desses brasileiros, que sofrem com o preconceito e vivem à margem da sociedade. Eles chegaram na época da colonização, nas naus portuguesas. Já fizeram um presidente: Juscelino Kubitschek. Mas ainda hoje lutam pela cidadania. A maioria tem dificuldade para frequentar escolas, ser atendida em hospitais públicos, ter acesso à moradia e ao saneamento básico. O documentário mostra como vivem os ciganos no Brasil. Um povo marcado pelo preconceito, mas cuja cultura rica e vibrante causa fascínio nas pessoas.

Bodas Ciganas
Direção e Roteiro: Delvair Montagner
Produção: CPCE Universidade de Brasília, 1995.

Este documentário registra o ritual do casamento, evento importante na cultura cigana, durante os seus três dias de festa. É uma ocasião para rever e conviver com parentes e amigos e estabelecer alianças políticas e econômicas, fortalecendo a identidade cigana dos Rom Kaldarash.

Latcho Drom
Direção: Tony Gatlif

Latcho Drom, significa "estrada segura" no idioma romani (cigano), é um documentário audiovisual musical emocionante que assume a forma de viagem, durante um ano, do verão ao outono e do inverno à primavera, acompanha diversos grupos nômades, desde a Índia até a Espanha, passando pela Turquia, Romênia, Hungria, República Tcheca, Alemanha e França, relembrando o massacre nazista que dizimou milhares de ciganos nos campos de concentração e finalmente denunciando/exorcizando os crimes e preconceitos sofridos ao longo dos séculos. O filme foi exibido no Festival de Cannes 1993.

Escuta, gajon
Direção: Alice Lanari Freire Santos

Resultado da oficina de vídeo dos ciganos de etnia Calon da cidade de Mambaí - GO como fruto da pesquisa de mestrado desenvolvida na Linha de Imagem e Som do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (PPG-FAC/UnB). Cinema documentário, dinâmica cultural e tradição seletiva.

Endereço

Universidade de Brasília - Campus Darcy Ribeiro, Gleba A, Ed. PCTec (próximo à Fiocruz Brasília). CEP: 70904-970 - Brasília-DF.