UnBTV lança mostra de filmes para celebrar os 60 anos da UnB

As obras, que abordam a história e os espaços físicos da UnB, serão exibidas durante o mês de abril

Neste mês, a Universidade de Brasília completa 60 anos. Para comemorar, a UnBTV realiza, nos dias 18 e 19 de abril (com reprise em 21 e 22 de abril), uma mostra especial com filmes que remontam à história e ao espaço da universidade. Foram escolhidas 11 obras, entre produções do antigo Centro de Produção Cultural e Educativa (CPCE) e de ex-estudantes da UnB. As exibições ocorrerão sempre às 22h no canal 15 da UnBTV na NET/Claro Brasília e, também, no site unbtv.unb.br.Os filmes trazem registros de momentos marcantes da UnB ao longo de seis décadas, como a construção inovadora de seus primeiros prédios no início da década de 1960, o projeto político-pedagógico da universidade que nasceu junto a Brasília para ser agente de transformação social, o período da ditadura militar e as vivências no espaço universitário até os dias atuais.Além da mostra, o programa Quarta Cine Candango da UnBTV exibirá, em todas as quartas-feiras de abril, às 22h, o documentário “Barra 68 – Sem perder a ternura”, do diretor Vladimir Carvalho. O filme aborda a criação da UnB com as inovações que propunha para a época, a perseguição com o Regime Militar de 1964 e a invasão ao Campus Darcy Ribeiro pelo Exército brasileiro em 1968. A obra traz depoimentos de Oscar Niemeyer, Darcy Ribeiro e familiares de Honestino Guimarães, entre outros.

Serviço:

Mostra UnB 60 anos

18 de abril | Segunda-feira, às 22h (Reprise em 21 de abril)

• Universidade de Brasília: Primeira Experiência em Pré-Moldados de Heinz Forthmann  | 17min 25s
  • Vestibular 70 de Vladimir Carvalho e Fernando Duarte | 15min
  • Darcy Ribeiro, o Guerreiro Sonhador de Fernando Barbosa Lima | 58min
  • Lembrando a UnB de Elza Ramalho | 4min
  • UnB 30 Anos de Beth Moreira | 16min

19 de abril | Terça-feira, às 22h (Reprise em 22 de abril)

• Dois Candangos de Armando Bulcão e Tania Montoro | 32min 45s
  • UnB, Cada Um de Nós de Jorge Alves Marinho  | 13min 22s
  • Sinucada de Rafael Stadniki  | 18min
  • O Sal dos Olhos de Letícia Bispo | 18min
  • Cabeça, Tronco, Rodas de Thiago Amâncio | 20min
  • Permaneço de Taysa Barros | 5min 56s

Quarta Cine Candango (sessão especial)Todas as quartas-feiras de abril, às 22hBarra 68 – Sem perder a ternura de Vladimir Carvalho | 82min Onde:No canal 15 da UnBTV na NET/Claro Brasília e, também, no site unbtv.unb.br.

Rafael Litvin Villas BôasDiretor da UnBTV